Aos 84 anos, EDUARDO ARAÚJO: a TRAGÉDIA de cantar sozinho – h

Eduardo Araújo sobe ainda ao palco e canta: “Vem quente que eu estou fervendo”. A voz que com ele partilhava o refrão parou há quase duas décadas. Silvinha Araújo, a mulher com quem partilhou o palco e casa durante 39 anos, faleceu em 2008. Continuou cantando as mesmas músicas sozinho.

Relatos publicados ao longo dos últimos anos reconstró o que aconteceu depois que aquela voz se calou. E até o final deste vídeo vai entender porque nunca parou de cantar para ela. Um programa de televisão que levava o nome de uma música dos dois, uma gravador que ele sustenta sozinho desde então. Duas décadas a manter viva uma história que só ele recorda por completo.

Todos se lembram do cantor de O Bom, o parceiro certo da Jovem Guarda. Poucos sabem o que ele transporta cada vez que sobe a um palco sem ela. Em 1967, Eduardo Araújo grava O Bom, uma canção que torna-se um dos maiores sucessos da Jovem Guarda e batiza ao mesmo tempo o programa de televisão que ele apresenta.

é o tipo de hit que não só toca nas rádios, mas define a identidade pública de um artista para o resto da carreira. Décadas mais tarde, é assim que boa parte do Brasil ainda se lhe refere, o cantor de O Bom. O Brasil de 1967 vive o auge da Jovem Guarda. Rádios tocando os mesmos ídolos durante todo o dia. Programas de auditório lotados de adolescentes a gritar para os artistas.

Uma geração inteira. aprender a vestir, dançar e sonhar através da televisão. Eduardo é já um nome estabelecido nesse cenário, quando Chacrinha, o velho guerreiro, o homem que lançou dezenas de carreiras antes e depois dele, apresenta a ele uma cantora nova, ainda adolescente, vinda do interior de Minas Gerais, Silvinha Araújo.

Chakrinha tinha este tipo de faro raro para reconhecer combinações que funcionavam não só talentos individuais, mas pares com química de verdade. Ao apresentar Eduardo e Silvinha um ao outro, talvez nem imaginasse que estava a iniciar algo que ia durar 40 anos, muito para além de qualquer contrato de editora discográfica ou programa de televisão.

Além de o bom, Eduardo assina ao lado de Carlos Imperial, uma das figuras mais influentes atrás das câmaras da Jovem Guarda, a composição Menina do Roberto. Canção que lança a carreira de outra cantora da geração Waldiren, e que chega a ser escolhida pelo próprio Roberto Carlos para apresentar a nova cantora no programa Jovem Guarda da TV Record.

É um pormenor que poucos se lembram. O mesmo homem que ia formam uma das duplas mais acarinhadas da Jovem Guarda, assinava também com a caneta parte do sucesso de outras colegas de geração, um compositor talentoso, não só um cantor de êxitos isolado. Esta faceta de compositor diz muita coisa sobre quem era Eduardo antes mesmo de conhecer a Silvinha.

Enquanto muitos artistas da Jovem Guarda dependiam inteiramente de compositores contratados pelas editoras discográficas, Eduardo já demonstrava a capacidade de criar sucessos para si e para os colegas. uma habilidade que se ia revelar fundamental décadas depois, quando ele e Silvinha decidissem fundar a sua própria editora discográfica e precisassem de repertório próprio para sustentar o catálogo.

Juntos, Eduardo e Silvinha apresentam um programa de televisão batizado com o nome da sua própria música, O Bom. Ele canta, brinca, troca farpas carinhosas com Silvinha em frente às câmaras. O público re junto, semana após semana, habituado a ver aquela dupla dividir o mesmo microfone, o mesmo cenário colorido, os mesmos figurinos de época.

Ninguém vê naquele momento o início de uma história de amor. Só vê dois talentos da Jovem guarda fazendo o movimento parecer ainda mais vivo. Para um artista da geração de Eduardo, ter o próprio nome artístico permanentemente atrelado a um único hit é bênção e prisão ao mesmo tempo. Bênção, porque o bom garante o reconhecimento imediato.

Décadas mais tarde, poucos artistas conseguem um selo de identidade tão forte como aquele. Prisão, porque qualquer trabalho posterior, qualquer composição nova, qualquer fase diferente da carreira será sempre medida contra aquele único êxito de 1967. Eduardo carrega esse peso com naturalidade, talvez, porque ao ao contrário de tantos artistas que só tinham o hit isolado, ele tinha muito mais para mostrar a composição de menina do Roberto, a parceria de décadas com Silvinha, a editora discográfica que os dois

construíram de raiz. Em 1969, Eduardo e Silvinha casam-se. Ela tem 18 anos. A partir daí, para além de parceiros de palco, tornaram-se parceiros de vida e, com o tempo, pais de dois filhos. O casamento que começou com farpas de programa de auditório vira na prática 39 anos de estrada partilhada em cima de palcos que iam desde estações de televisão a salões de festas em cidades do interior, viajando juntos, ensaiando juntos, criando filhos entre uma digressão e outra.

A carreira de Silvinha cresce em paralelo ao de Eduardo. Ela grava versão Sou paraíba, clássico de Luís Gonzaga, com uma intensidade que vale o apelido de Jenis Joplin brasileira, cunhado pelo crítico e produtor musical Nelson Mara, um dos ouvidos mais respeitados da A música brasileira, que reconhece naquela voz jovem a mesma urgência crua que fez da americana uma lenda mundial.

Eduardo, ao lado dela, mantém a sua própria carreira sólida, construindo os dois juntos um nome de casal que o público reconhece de imediato em qualquer cartaz. Nos anos 70, o casal é presença constante na televisão brasileira. Cantam clássicos que ajudaram a definir a jovem guarda. Estúpido cupido, parei em contramão.

Eu sou terrível. Vem quente que eu estou fervendo. Banho de lua. O repertório transforma-se em banda sonora de casamento para uma geração inteira de músicas brasileiras que embalaram festas, formaturas, viagens de autocarro escolar. E Eduardo e Silvinha, o casal que cantava aquilo ao vivo, passam a fazer parte da própria trilha.

O exemplo real de um amor que a Jovem guarda prometia em cada letra, cantado por quem de facto construiu uma vida a dois em cima daquilo e não apenas uma imagem de capa de revista. Criar dois filhos em meio de uma carreira de concertos constantes, viagens de trabalho e gravações não é tarefa simples para nenhum casal, muito menos para dois artistas que vivem da própria imagem pública.

Mas é exatamente este equilíbrio carreira ativa e família estruturada, ao mesmo tempo que separa Eduardo e Silvinha de tantos colegas de geração, cuja vida pessoal se desmoronava sob o peso da fama repentina. Os dois pareciam ter encontrado naquela rotina duo de palco e casa, uma fórmula que funcionava.

O público da época via em Eduardo e Silvinha algo raro. Não era só admiração por dois artistas talentosos, era identificação genuína com um casal que parecia viver verdadeiramente aquilo que cantava. Quando interpretavam juntos uma música romântica, o público sabia que não estava a ver apenas encenação, estava a ver um casamento real, sustentado há anos, cantando sobre o próprio amor.

Fãs que acompanharam a carreira do casal ao longo das décadas costumam descrever a sensação de crescerem juntos. com Eduardo e Silvinha v jovens na estreia de O Bom, depois casados, depois Pais, depois Aóz de carreira consolidada, sempre no mesmo tipo de palco, cantando sempre as mesmas raízes musicais.

É o tipo de longevidade pública que poucos casais de artistas conseguem sustentar sem escândalo, sem separação, sem reinvenção forçada. Se já viu o outro lado desta história, o documentário sobre Silvinha, publicado aqui no canal, sabe que atrás deste casamento de décadas existia algo que só viria à tona muito mais tarde.

Antes de continuar com a história de Eduardo, se gosta de documentários que vão fundo nas histórias reais por detrás da Jovem Guarda, este é o momento para te inscreveres no canal. E se quiser ainda mais histórias que não entram no vídeo, acesso antecipado aos próximos documentários, o círculo por detrás da fama está aberto por menos que um café por mês.

O link está na descrição. Mas antes de lá chegar, vale perceber o tamanho do que Eduardo e Silvinha construíram juntos, porque quanto maior for a construção, mais pesado é o que vem depois. No final dos anos 70, com o movimento que os lançou perdendo terreno nas rádios, Eduardo e Silvinha mudam de rumo, como praticamente toda a geração da Jovem Guarda precisou de fazer.

Silvinha passa a gravar jingles publicitários mais de 2000 ao longo da sua carreira. Um ofício invisível para o público, mas extremamente técnico, exigindo afinação impecável e versatilidade de estilo em cada anúncio de 30 segundos. Eduardo mantém a sua própria carreira musical ativa, adaptando repertório e formato às novas exigências de um mercado que já não girava mais em torno da TV Record.

Juntos fundam a sua própria editora, A Number One. É um gesto de independência. raro para os artistas da sua geração. Em vez de esperar que o mercado decida se ainda têm espaço, os dois criam o próprio espaço e passam a controlar, pela primeira vez na carreira, o destino do próprio catálogo, das próprias gravações, do próprio nome, sem depender de executivo, de uma grande editora, decidindo se ainda vale a pena investir num casal dos anos 60, gerir uma gravadora mesmo pequena.

Exige um tipo de trabalho completamente diferente do subir a um palco e cantar. Contratos, prendagem, distribuição, negociação com lojas de discos, tarefas administrativas que a maioria dos artistas da geração de O Eduardo nunca precisou de aprender, porque sempre tiveram grandes editoras cuidando dessa parte.

Eduardo e Silvinha aprendem este ofício juntos. na prática, transformando dois cantores de sucesso em também dois pequenos empresários da própria carreira. Ao longo dos anos 90, enquanto Silvinha se dedica também ao quarteto vocal 4×4, apadrinhado por João Gilberto, atuando no prémio sharp de música e gravação para a trilha sonora do Ra Timbom, Eduardo segue sustentando a base da carreira do casal.

A number one vira aos poucos mais do que projeto comercial. Vira o espaço onde os dois guardam décadas de gravação, de contrato, de decisão criativa. O arquivo vivo de uma parceria de trabalho que nunca deixou de ser também uma parceria a partir de casa. Esse período mostra também a versatilidade de Eduardo como parceiro de carreira.

Em vez de exigir que a Silvinha se dedicasse exclusivamente aos seus projetos, ele apoia as incursões dela noutros formatos, outros grupos, outros géneros musicais. É o tipo de parceria que só funciona quando os dois lados confiam que o sucesso individual de um não ameaça o vínculo entre eles. Em 2000, os dois assumem de vez o número um como projeto principal, mais de 30 anos depois de o bom.

Ainda a trabalhar juntos, ainda a tomar decisões de carreira em conjunto, ainda parceiros antes de qualquer outra coisa. Ninguém de fora vê nesse momento que o tempo que os dois têm juntos já começa a ser contado de uma forma que só um deles sabe. É interessante notar que boa parte da geração da Jovem Guarda não conseguiu fazer essa transição.

Artistas que dependiam inteiramente do formato de televisão que os lançou, muitas vezes desapareceram juntamente com o cancelamento dos programas que os sustentavam. Eduardo e Silvinha, ao criarem a sua própria estrutura de negócio, garantem algo mais raro do que o sucesso momentâneo, continuidade.

A capacidade de seguir trabalhando décadas depois, sem depender da boa vontade de uma estação de televisão, vale a pena lembrar que fundar uma discográfica nos anos 70 e 80 não era projeto barato nem simples. Exigia capital, contactos na indústria fonográfica, conhecimento técnico de prensagem e distribuição. Eduardo e Silvinha entram neste mercado vindos da experiência de quem já rodou o estúdio grande durante anos, usando o que aprenderam como artistas contratados para construir algo que fosse inteiramente deles.

Reportagens publicadas depois da morte de Silvinha revelam que esta lutava contra um cancro da mama há 12 anos. 12 anos a esconder o diagnóstico de boa parte do público e, ao que tudo indica, de uma boa parte do próprio meio artístico. Não existe nas fontes disponíveis um relato claro sobre o que exatamente O Eduardo sabia e desde quando sabia? É uma das questões que esta história deixa em aberto.

Um marido de décadas que partilhava estúdio, camarim, palco e casa com ela todos os dias. Até que ponto foi incluído neste segredo e até que ponto foi mantido? Também ele no escuro pensa no peso das duas possibilidades. Se sabia, viveu anos inteiros ajudando a sustentar perante o público e da própria família alargada uma normalidade que escondia uma frase.

Se não sabia, descobriu tarde demais o tamanho do que a mulher com quem partilhava cada pormenor da vida vinha carregando sozinha. Nenhuma das duas versões é fácil de imaginar. O que se sabe documentado é que o casal continua a apresentar-se junto normalmente ao longo desse período. Em 2007, os dois participam num projeto que reúne os grandes nomes da Jovem Guarda, o DVD comemorativo dos 40 anos do movimento, ao lado de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderleia.

Eduardo canta ao lado de Silvinha os mesmos clássicos de sempre. Sorri paraas câmaras. Recorda com ela, 40 anos de carreira partilhada, revendo colegas que dividiram a mesma década, o mesmo movimento, a mesma geração de fãs. Vejam hoje aquelas imagens de 2007 e é praticamente impossível notar qualquer sinal do que estava para vir.

Eduardo aparece exatamente como sempre apareceu, firme, sorridente, cantando ao lado da esposa, como fez centenas de vezes antes. Se ele sabia do diagnóstico, escondeu tão bem como ela. Se não sabia, testemunhou, sem compreender, um dos últimos grandes momentos públicos da vida da mulher que amava. O repertório dos últimos concertos do casal mantém as mesmas músicas de sempre.

Estúpido cupido, vem quente que eu estou fervendo. Eduardo continua a subir no palco ao lado dela, continua a trabalhar na número um ao lado dela, continua a ser, para o público metade da dupla mais querida da Jovem Guarda, sem que ninguém, incluindo talvez ele próprio em boa parte desse tempo, soubesse exatamente o tamanho do que estava para vir.

Existe uma versão desta história em que Eduardo sabia de tudo e ajudou a esposa a proteger o segredo durante 12 anos, o tipo de clicidade silenciosa que só um casamento de décadas sustenta. Existe outra versão em que foi tão surpreendido quanto o resto do Brasil, descobrindo juntamente com o público a real extensão do que a mulher que está ao seu lado vinha enfrentando.

As fontes disponíveis não permitem cravar qual das duas é a correta e talvez nem seja necessário escolher uma. Qualquer uma delas já basta para perceber o tamanho da força que sustentou aquele casamento até ao fim. O que fica claro, independentemente da resposta, é que os últimos anos de Silvinha foram vividos publicamente como se nada estivesse a acontecer.

E Eduardo, ao lado dela em cada uma destas aparições, sustentou junto essa normalidade, sabendo ou não do que ela custava. No início de Junho de 2008, menos de um ano depois daquele DVD comemorativo, Silvinha dá entrada no hospital 9 de Julho em São Paulo. O boletim médico divulgado na altura confirma o motivo.

Complicações do cancro da mama contra o qual ela lutava há mais de uma década. São 21 dias de internamento contínua. 21 dias, em que Eduardo, ao que tudo indica, acompanha de perto o desfecho de uma doença que a esposa conseguiu esconder do mundo por tanto tempo. 21 dias é tempo suficiente para um marido de 39 anos compreender de uma vez a dimensão completa do que estava enfrentando, mesmo que só naquele momento final.

É tempo de visitas de hospital, de conversas com médicos, de decisões sobre o tratamento, de uma rotina inteiramente nova imposta de um dia pro outro, depois de décadas de rotina partilhada em cima de palco. Não existe um relato público detalhado sobre estes 21 dias do ponto de vista dele. O que existe é o resultado. Na noite de 25 de Junho de 2008 às 20:35 Silvinha Araújo morre.

Tem 56 anos. Eduardo Perde nessa noite a mulher com quem construiu 39 anos de casamento, de carreira, de editora discográfica, de filhos, a companheira que partilhou com ele cada palco desde 1967. Imagina o tamanho deste instante? Décadas de vida partilhada, resumidas de repente num boletim médico e numa hora exata marcada em registo de óbito.

Não importa quanto tempo alguém teve para se preparar, nada prepara realmente o marido para este tipo de silêncio. A notícia espalha-se rápido entre quem acompanhou a Jovem Guarda desde o início. É enterrada em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo. O velório reúne família, amigos e colegas da época de ouro do movimento.

Muitos deles, provavelmente tão surpreendidos quanto o próprio Eduardo com a extensão do que Silvinha vinha enfrentando em silêncio ao lado dele todos aqueles anos. Imagina a cena. Um velório de uma das vozes mais queridas da Jovem Guarda, colegas de décadas a cumprimentar-se, relembrando concertos, discos, viagens.

E no meio de tudo isto, um marido a tentar processar não só a perda, mas o tamanho do segredo que a esposa carregou durante 12 anos ao lado dele. Não existe um guião pronto para este tipo de luto duplo. A dor da ausência somada à descoberta tardia da extensão da própria luta que ela travou. 39 anos de casamento não terminam num boletim médico.

Continuam de uma maneira ou de outro na vida de quem fica. E no caso de Eduardo Araújo, continuam literalmente no repertório que ele decide manter, no palco que decide não abandonar, na editora discográfica que ele decide sustentar sozinho a partir daquele mês. Depois de 2008, Eduardo Araújo enfrenta a pergunta que qualquer parceiro de palco de décadas enfrentaria: Parar ou continuar, um repertório inteiro construído a duas vozes, um programa de televisão batizado com o nome de uma música sua, mas apresentado sempre em pares. Uma gravadora erguida

junto tudo isto de repente sustentado por uma só pessoa, sem manual nenhum. de como se faz. Não existe uma única resposta certa para esta questão. Muitos artistas, perante perda semelhante, optam por parar de vez, incapazes de subir a um palco que transporta tanta memória. Outros mudam completamente o repertório, evitando qualquer música demasiado associada à pessoa que perderam.

O Eduardo escolhe um terceiro caminho, talvez o mais difícil de todos. manter tudo exatamente como era, cantando as mesmas letras nos mesmos palcos para o mesmo tipo de público que conheceu o casal por inteiro. Ele escolhe continuar. Segue subindo no palco para cantar. Vem quente que eu estou a ferver, estúpido cupido. Os clássicos que e Silvinia cantavam juntos desde os anos 60.

A number one segue funcionando agora sob a responsabilidade dele sozinho, décadas de catálogo, de contrato, de história registada, mantidas vivas por quem um dia ergueu aquilo em dupla e que agora precisa decidir sozinho cada lançamento, cada reedição, cada negociação. Não é uma decisão pequena.

Cantar sozinho uma canção que o público sempre viu em dueto significa cada vez lidar com a ausência de quem completava o refrão, o silêncio exato onde a voz dela deveria entrar, preenchido agora só pelo instrumental ou pela plateia. Ainda assim, Eduardo segue surgindo em eventos comemorativos da Jovem Guarda, mantendo viva não só a própria carreira, mas a memória de uma parceria que a morte interrompeu sem apagar.

Existe algo de profundamente humano nessa escolha. A maioria das pessoas, perante a perda de um parceiro de décadas, teria motivo de sobra para afastar-se de tudo o que lembra aquela ausência, vender a editora, aposentar o repertório, seguir em frente. Longe dos palcos que os dois construíram, Eduardo escolhe o oposto. manter o repertório, manter o palco, manter a editora discográfica, como se cantando as mesmas canções ainda houvesse uma forma de dividir o momento com quem já não está fisicamente, mas continua presente em cada letra, em

cada arranjo, em cada decisão da Number Um. Colegas de geração que também perderam parceiros de palco ao longo dos anos descrevem sensação semelhante. A plateia continua ali a aplaudir, pedindo bis, sem saber exatamente o que custa por dentro entregar aquele espetáculo inteiro sozinho.

É um tipo de trabalho invisível, sorrir, cantar afinado, entreter o público, enquanto uma parte significativa do que aquele espectáculo representava já não está mais em palco. Existem relatos dentro do circuito da Jovem Guarda de artistas que precisaram de anos para conseguir cantar de novo certas músicas depois de perder um parceiro de carreira.

Eduardo parece ter escolhido o caminho inverso. Voltar rapidamente, manter a rotina, tratar o luto como algo que se carrega enquanto se continua trabalhar, não como motivo para parar tudo. Eduardo segue mesmo assim, ano após ano, evento comemorativo após evento comemorativo. Não porque a dor tenha desaparecido, mas porque, ao que tudo indica, cantar continua a ser, para ele a forma mais honesta de lidar com ela.

Hoje, décadas depois de o bom rebentar nas rádios, Eduardo Araújo continua a ser recordado como um dos nomes centrais da Jovem Guarda, o cantor que deu nome a um programa de televisão, que escreveu Menina do Roberto para uma colega de geração que construiu ao lado de Silvinha, 40 anos de carreira e de casa.

A número um. A editora que os dois fundaram juntos continua a ser o legado prático de uma parceria que começou num encontro arranjado por Chacrinha e que nunca deixou de ser, apesar de tudo, uma história de amor. Cada disco desse catálogo transporta de alguma forma a marca dos dois, mesmo os lançados depois de 2008, quando só um deles ainda podia assinar o contrato.

É raro encontrar na história da Jovem Guarda um exemplo tão completo de parceria: início profissional, casamento, filhos, negócio próprio e continuidade depois da perda. A maioria das histórias de pares artísticas termina em separação, em disputa de direitos de autor, em brigas de herança. A de Eduardo e Silvinha termina, isso sim, com um homem sozinho, decidindo todos os dias honrar o que os dois construíram sem processo, sem disputa, só continuidade.

Talvez o mais bonito nesta história não seja só o tamanho do sucesso que o Bom e Garota do Roberto representaram para a Jovem Guarda, seja a decisão de continuar a cantar as mesmas músicas no mesmo tipo de palco, décadas depois de perder a pessoa que partilhava o microfone. Existe um tipo de fidelidade que não necessita de discurso nem de homenagem formal.

Só precisa continuar a aparecer show depois de show. cantando o refrão todo, mesmo quando falta uma voz. Quantas pessoas, depois de décadas de parceria escolheram continuar exatamente no mesmo local onde construíram tudo com quem perderam? A maioria procura distância. Eduardo procurou continuidade o tipo de resposta à perda que raramente faz manchete, mas que sustenta silenciosamente uma vida inteira de trabalho e de memória partilhada.

Há quem diga que a forma mais sincera de homenagem não é o discurso nem a lágrima pública, é a continuidade do trabalho que a pessoa amava. Se esta definição estiver certa, Eduardo Araújo presta há quase duas décadas a homenagem mais longa e mais discreta que a Jovem Guarda já viu um concerto de cada vez, um disco de cada vez, sem nunca ter de anunciar que é isso que está a fazer.

O bom continua tocando em rádios de nostalgia, em playlists da Jovem Guarda, em festas que celebram os anos 60. Cada vez que a música toca, alguém algures canta todo o refrão, sem saber que, por trás daquele nome que batizou um programa de televisão inteiro, existe também a história de um casamento de 39 anos, de uma editora discográfica erguida a quatro mãos e de um homem que decidiu sozinho manter tudo isto vivo.

Se quer perceber de onde vieram tanto Eduardo quanto Silvinha e boa parte de toda a geração que definiu a Jovem Gua, a história do homem que escolheu praticamente todos eles pessoalmente, já está aqui no canal Roberto Carlos, o rei que abriu as portas que Eduardo, Silvinha, aldirene e tantos outros atravessaram. Esta história encontra na lista de vídeos aqui em baixo.

mais longa e mais discreta que a Jovem Guarda já viu um concerto de cada vez, um disco de cada vez, sem nunca ter de anunciar que é isso que está a fazer.

O bom continua tocando em rádios de nostalgia, em playlists da Jovem Guarda, em festas que celebram os anos 60. Cada vez que a música toca, alguém algures canta todo o refrão, sem saber que, por trás daquele nome que batizou um programa de televisão inteiro, existe também a história de um casamento de 39 anos, de uma editora discográfica erguida a quatro mãos e de um homem que decidiu sozinho manter tudo isto vivo.

Se quer perceber de onde vieram tanto Eduardo quanto Silvinha e boa parte de toda a geração que definiu a Jovem Gua, a história do homem que escolheu praticamente todos eles pessoalmente, já está aqui no canal Roberto Carlos, o rei que abriu as portas que Eduardo, Silvinha, aldirene e tantos outros atravessaram. Esta história encontra na lista de vídeos aqui em baixo.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward