A História de Elizeth Cardoso: A Voz Que a Bossa Nova Esqueceu
A História de Elizeth Cardoso: A Voz Que a Bossa Nova Esqueceu
No interior de um estúdio no Rio de Janeiro em 1958, um guitarrista de 26 anos, praticamente desconhecido do público em geral, entra para tocar em duas faixas de um álbum que não é dele. O registo pertence a um cantor veterano, com quase 40 anos e com décadas de experiência em rádio sob o cinto dela.
Ninguém aí imagina que estas duas faixas gravariam, para o primeira vez num LP lançado para o público, a batida da guitarra que todo o o mundo chamaria à bossa nova décadas mais tarde. O nome do jovem era João Gilberto. Meses depois, quando ele lançou o seu próprio single com o mesmo beat, a história oficial do género começou com ele.
O nome do cantor que possuía aquele disco original quase desapareceu da história, embora foi ela quem primeiro trouxe este sonoro nas casas de milhões de Brasileiros. 69 anos antes de morrer em Rio de Janeiro, Elisete Cardoso Valdez nasceu na Rua Ceará. perto da Mangueira, a 16 de julho de 1920. Elisete nasceu a uma família rodeada de música, mas não por dinheiro.
O seu pai, Jaime Moreira Cardoso, foi serenata e tocou guitarra pelas noites cariocas. Ela mãe, Maria José Pilar, cantou para o amor por ele, sem nunca o tornar um profissão. Havia seis irmãos em tudo. Jaimira, Enedina, Nininha, Diva, António e Elisete, crescendo numa região do Rio profundamente ligada ao samba, choro e a vida musical popular, no região de São Francisco Xavier estação, muito perto da Mangueira e a influência histórica da Tia Seata casa, um dos berços do Rio samba.
Um tio, o Pedro, ativamente participou nesta vida musical de a cidade e frequentava círculos com músicos importantes da época, incluindo os ligados precisamente à Tia A casa de Seata, uma ligação direta fio condutor entre a infância de Elisete e as próprias origens do samba como género. Ainda criança, Elisete organizou pequenas apresentações com outros crianças do bairro e cantaram repertório de Vicente Celestino, um dos os grandes ídolos populares dessa época século.
Aos 5 anos, chegou a apresentar-se no baile da família Cananga do Japão sociedade. De acordo com a biografia compilado pelo dicionário Cravo Albin, foi uma primeira etapa, ainda que modesta, por uma vocação que já estava claramente anunciando-se, incomum para tal criança pequena. Mas a situação económica da família a realidade não deixou espaço para sonhos sem sustento.
Por volta dos 10 anos, Elisete já precisava de trabalhar. Ela passou por empregos no retalho, numa peleteiro, numa fábrica de sabão e num salão de cabeleireiro. Uma infância dividida entre o trabalho manual necessário para ajudar em casa e o canto que sempre acompanhou-a, sem ninguém naquele tempo suspeitando do destino que a esperava décadas depois.
Aos 16 anos, um reunião familiar mudaria o curso de tudo. Numa reunião que reuniu músicos como Pixinguinha, Dilermando Reis e um o ainda jovem Jacob do Bandolim, seu o tio Pedro convidou o Jacob para ouvir o seu sobrinha canta. Jacob ficou impressionado e organizou uma audição de rádio para ela: uma gesto de generosidade profissional que transformar-se-ia em uma amizade e parceria musical que dura há décadas, sobrevivendo às mudanças no gosto musical, gerações inteiras de artistas, e até o nascimento da própria Bossa Nova, uma

movimento que reconfiguraria grande parte a paisagem onde os dois se conheceram a sua juventude. A audição decorreu às Rádio Guanabara, no Suburbano programa, um ambiente que trouxe reúne nomes como Aracy de Almeida, Vicente Celestino, Moreira da Silva, Noel Rosa e Marília Batista – uma verdadeira escola informal do popular carioca música daquela época, onde um adolescente de uma família pobre poderia, da noite para o dia, partilhe o palco e o microfone com nomes que já eram lendas vivas da rádio brasileira. Elisete foi contratada
para atuar no programa por uma taxa de 10.000 réis, com acompanhamento de O próprio Jacob do Bandolim. Depois disso, ela passou pela Rádio Educadora, Rádio Transmissora e Rádio Mayrink Veiga, para além de circuitos de clubes , cinemas e espetáculos ao vivo. Ela a verdadeira formação como cantora não veio de um conservatório; veio do prática constante de rádio ao vivo, uma amplo repertório e diariamente interação com o nível superior instrumentistas.
Uma escola difícil, mas aquele que forjaria o tipo de domínio técnico e interpretativo que , décadas depois, lhe renderia o alcunha de “O Divino”. Por volta de 1938, Elisete começou a criar Teresa Carmela como a sua própria filha, um laço que ela manter para o resto da vida, mesmo sem vínculo biológico formal documentado da mesma forma que os seus outros crianças.
Em 1939, casou com Ari Valdez, conhecido por “Tatuzinho”, um comediante e tocador de cavaquinho. Eles teve um filho biológico, Paulo César Valdez, mas o casamento foi de curta duração – outro episódio de instabilidade na vida pessoal que, pelo nessa altura, ainda estava longe de qualquer financeiro ou emocional duradouro estabilidade.
Anos de verdadeiro profissional e seguiu-se a instabilidade financeira, incluindo um período a trabalhar como “táxi girl” no Dancing Avenida e passagens em circos e apresentações fora de Rio de Janeiro. Um retrato muito longe do glamour que a fama posterior viria sugerem, e que raramente aparece em as versões mais simplificadas da mesma biografia.
Elisete também viveu relacionamento com o maestro Dedé, Evaldo Rui e Paulo Rosa, numa vida emocional tão ocupada quanto ela própria trajetória profissional. Ela relacionamento com Evaldo Rui terminaria tragicamente. O compositor morreu por suicídio em 1954. e parte do A imprensa sensacionalista da época tentou ligar moralmente a sua morte a Elizete, insinuando alguma emoção responsabilidade da sua parte pela tragédia – uma espécie de especulação cruel, impulsionado mais por um apetite por escândalo do que por qualquer evidência concreta. Evaldo
A própria família de Rui revelou-se publicamente em a sua defesa, rejeitando explicitamente esta narrativa sensacionalista. É um episódio que revela o tipo de moral julgamento que caiu com particular dureza com artistas femininas daquela geração, pronto para ser culpado pelo tragédias dos outros simplesmente por ser emocionalmente próximo deles.
Um padrão que se repetiria em diferentes formas ao longo das décadas na cobertura da imprensa de cantoras e atrizes brasileiras, muito antes de qualquer debate público mais vasto sobre este tipo de assédio moral dirigido especificamente às mulheres do olhar público. Outro detalhe pessoal curioso à luz do que viria mais tarde.
Elizete tinha medo de voar, uma medo que ela teria de enfrentar repetidamente à medida que a sua carreira se cruzava. Décadas depois, oceanos inteiros em direção ao público que ela nunca imaginei alcançar durante aqueles anos difíceis de instabilidade e julgamento público, ao trabalhar como táxi rapariga ou viajar com circos ainda parecia mais provável do que qualquer prestigiado digressão internacional.
O primeiro de Elizete a gravação comercial foi de 78 rpm disco pela etiqueta Star em 1949, com “Braços Vazios” e “Mensageiro da Saudade.” Um lançamento promovido por Ataulfo Alves, um dos grandes nomes do samba já estabelecido naquela época. Um endosso significativo para um cantor que até então só tinha experiência com palco ao vivo e rádio, nunca tendo entrou num estúdio de gravação profissional antes.
O grande sucesso de gravação, entretanto, veio pouco depois, no início da década de 1950, com “Canção de Amor”, um hit que garantiu o seu contrato com Rádio Tupi e levou-a, já 1951, para a televisão brasileira, ainda em os seus primeiros anos de existência, a cantar a mesma música na TV Tupi Programa carioca, numa altura em que praticamente ninguém no país tinha até vi uma televisão instalada de perto.
Trabalhou também no cinema com títulos como “Coração Materno”. E em 1952, “O Rei do Samba” e “É Fogo na Roupa, “expandindo a sua presença pública para além o rádio, que ela já tinha dominou durante mais de uma década e mostrando versatilidade em todos os meios esta tornar-se-ia uma constante característica em toda a sua carreira.
Em 1954 participou a “Sinfonia do Rio de Janeiro” projeto de Tom Jobim e Billy Blanco, com arranjos de Radamés Gnattali. Uma primeira abordagem, ainda discreta, o círculo de compositores que lideraria alguns anos depois para o musical revolução que mudaria o Brasil música popular para sempre. embora nem ela, nem qualquer outra pessoa envolvida no projeto, poderia ter previsto naquele momento momento a dimensão histórica que essa ligação viria a ter.
Em 1955 lança Canção à Meia Luz , considerado o primeiro LP marcante da sua carreira, seguido de Noturno em 1957 , consolidando um fim de noite repertório de samba-canção que já colocou-a entre as mais conceituadas vozes no país, décadas antes qualquer associação posterior com a bossa nova, em 1958, ano que viria a ser o mais decisivo de toda a sua caminhada .
Eliseth também lançou Naturalmente e Retrato da Noite. Outros dois LPs importantes editados no mesmo período que reforçam o quanto este específico ano concentrou gravação excepcional produtividade, mesmo antes de alguém saber um desses lançamentos iria cair em história como marco fundamental da um género inteiro. Em 1959, haveria vem também Magnífica, álbum dedicado a composições de Marino Pinto e colaboradores, mantendo o intenso ritmo de trabalho que caracterizar esta fase da sua carreira.
Em 1958, Eliseth lançou Canção do Amor Demais, reunindo 13 composições de António Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. Foi nisso disco que João Gilberto tocou guitarra em duas faixas. Chega de Saudade e Outra Vez. E o Instituto Moreira Salles considera que foi lá, gravado em disco pela primeira vez vez e antes da estreia do próprio Gilberto único, que o padrão da guitarra o mundo inteiro passaria a identificar-se com a bossa nova foi capturada.
Institucional fontes divergem sobre o mês exato de lançamento, abril ou agosto de 1958. De acordo com diferentes documentos de o próprio Instituto Moreira Salles, mas o ano de 1958 está bem estabelecido, e este ponto de incerteza não comprometer a essência do facto histórico. Uma cantora de quase 40 anos, com toda uma carreira construída tradicional samba-canção, foi quem quem primeiro abriu as portas do estúdio e o próprio disco para que som ainda experimental de um jovem guitarrista praticamente desconhecido do público em geral. Em julho desse mesmo
ano, João Gilberto gravaria o seu versão própria do Chega de Saudade, geralmente apontado como o oficial marca do início da bossa nova como um movimento de gravação independente. Um single que, lançado por conta própria nome, passaria a receber o maior crédito histórico para o criação do género.
Registo de Elizeth funciona, portanto, como um imediato antecedente e um documento transitório. Mas é importante não simplificar demasiado esta história. A importância dela neste momento não significa que o seu vocal estilo tinha-se transformado completamente em bossa nova. Eliseth manteve uma entrega e uma interpretação muito mais ligado à tradição samba-canção e rádio, o que faz este registo específico é um ponto de encontro entre diferentes gerações musicais e não uma conversão estilística completa da cantora em direção ao novo género que
ela própria, sem saber, ajudou a vestir o mapa. Longe de se decidir por um único género, Elizeth continuou a expandir o seu território musical ao longo dos seguintes anos, recusando qualquer tentativa de ser reduzido a uma única fase ou a um único movimento musical. Em 1959, ela gravou “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, ligado ao filme*Preto Orfeu*, alargando o alcance internacional alcance do repertório que interpretou —o mesmo filme que apresentaria bossa nova e samba brasileiro para audiências inteiras fora do país.
Em 1964, ela aceitou um convite do maestro Diogo Pacheco para actuar “Bachianas”, de Heitor Villa-Lobos Brasileiras nº 5″ no concelho teatros do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um salto extraordinário de um voz popular de rádio para um erudito repertório de concertos do mais alto exigência técnica, apresentando um vocal versatilidade que poucos cantores populares de o tempo até tentou demonstrar publicamente.
Em 1965 lançou*Elizeth Sobe o Morro*, reunindo composições por Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Jair do Cavaquinho, e outros sambistas. Um álbum identificado pelo Instituto Moreira Salles como uma das obras centrais de toda a sua discografia. E concreto prova de que mesmo depois do histórico momento de 1958, Elizeth manteve-se profundamente enraizado no samba tradicional e no Os compositores populares que sempre definiu a essência do seu trabalho.
Para aproximadamente dois anos, ela também participou no programa da TV Record* Bossaudade*, numa era de forte Presença da música brasileira na televisão, consolidando ainda mais o seu papel numa meio que ela ajudou a lançar décadas antes, quando ainda era novidade tecnológica desconhecida pela maioria da população.
Em 1966, ela ainda expandiu o alcance internacional do seu carreira participando no Mundial Festival de Artes Negras em Dakar, Senegal. Um reconhecimento que a colocou trabalhar dentro de um contexto cultural distante mais amplo do que apenas o Brasil mercado da gravação. Em 1968, Isabel encabeçou um espetáculo no Teatro João Caetano criada para angariar fundos para o recém-criado Museu da Imagem e Som no Rio de Janeiro.
Uma instituição que, décadas depois, se tornaria precisamente um dos principais guardiões sua memória e coleção. Acompanhado de Jacob do Bandolim e Época de Ouro , junto ao Zimbo Trio, e sob a direção geral de Hermínio Bello de Carvalho, o espetáculo trouxe juntos, na mesma noite, choro tradicional, samba e um moderno formação instrumental com inspiração jazzística elementos – um verdadeiro encontro de gerações e estilos que resultaram em um duplo LP, hoje considerado um dos as principais referências discográficas dela fase madura. O Trio Zimbo iria
continuar a acompanhar Elizeth em outras projetos nos anos seguintes, reforçando um formato de cantor com uma pequeno grupo instrumental de elevada qualidade, que se tornaria a marca registada da esta fase da sua carreira, definitivamente consolidando a imagem de um versátil intérprete capaz de se mover naturalmente entre musicais completamente diferentes escalações.
O relacionamento de Elizeth com o público internacional aprofundaria ainda mais na década seguinte, com especial destaque para o Japão. Em 1977 , ela apresentou-se antes de aproximadamente 4.500 pessoas. Um espetáculo que resultaria no álbum*Live in Japan*, um documento de uma recepção internacional que não depender exclusivamente da Bossa editora Nova, mas reconheceu-a como uma intérprete de uma visão muito mais ampla e repertório brasileiro mais profundo, capaz de comovendo audiências que mal falavam Português, mas ainda assim reconheceu-a
autoridade vocal. Em 1979, ela lançou* O Inverno do Meu Tempo*, já em fase estádio mais maduro da sua carreira. mantendo um repertório de samba e música que se envolveu diretamente com décadas de experiência acumulada. Em 1983, ela gravou*Uma Rosa para Pixinguinha*, uma projeto ao lado de Radamés Gnattali e a Camerata Carioca, em homenagem a um dos maiores nomes da história do Choro brasileiro, um gesto de reverência entre gerações tão bem resumiu o papel que Elizeth desempenhou ocupando há décadas. Os vivos
diálogo entre diferentes épocas do a música popular do país era exactamente durante uma nova digressão no Japão, alguns anos mais tarde, em 1987, que Elizeth começou a sentir as dores que levariam ao diagnóstico que alteraria o final anos da sua vida. Um país que tinha foi palco de um dos seus maiores Os triunfos internacionais também ironicamente tornou-se o lugar onde o doença que a mataria foi a primeira descoberto.
Em 1987, os médicos japoneses diagnosticou um cancro no aparelho digestivo de Elizeth trato. O dicionário Cravo Albin identifica o local como o estômago, enquanto o Instituto Moreira Salles utiliza o termo cancro intestinal. Dado que divergência entre duas especialidades e fontes institucionais, é mais correto falar de cancro do trato digestivo, sem fixar um órgão específico como uma certeza absoluta .
Submetida a uma cirurgia, Elizeth continuou trabalhar apesar da doença. Em 1989, ela ainda fez gravações importantes, incluindo projetos ligados a Ary Barroso e sessões paralelas o guitarrista Rafael Rabello, um dos grandes talentos emergentes do Brasil guitarra daquela geração. Um demonstração de profissional resiliência, rara face a tal diagnóstico grave e um sinal de que, mesmo enfrentando a sua própria mortalidade, manteve-se empenhada em transmitir conhecimento e experiência musical para artistas mais jovens, exatamente como Jacob faz Bandolim fez por ela mais de 50
anos antes, numa espécie de círculo que fechado entre gerações de brasileiros músicos. A sua última apresentação pública, segundo Moreira Salles Instituto, decorreu em janeiro de 1990 na Boate People, no Rio de Janeiro. Um espectáculo relativamente discreto para concluir mais de 50 anos de uma vida ininterrupta carreira.
Elisete morreu às 12h28 de maio 7, 1990, na clínica Bambina em Botafogo, aos 69 anos. O velório foi realizado no Teatro João Caetano, no mesmo palco do seu histórico 1968 concerto ao lado de Jacob do Bandolim, Época de Ouro e Zimbo Trio, e juntou milhares de pessoas para um último encontro simbólico entre o cantor e o público que acompanhou-a durante tantas décadas.
Ela foi sepultado na Ordem do Carmo cemitério do Caju, ao som de um bombo da escola de samba da Portela , um gesto final que resumiu uma vida dedicado à música popular brasileira em suas formas mais profundas e diversas. Elisete Cardoso abrangeu praticamente todas as épocas do século XX no Brasil música popular.
A rádio do pré e pós-guerra, samba-canção, choro, o repertório de concertos académicos, bossa nova no seu momento fundacional, e décadas de digressões internacionais que levou-a de Dakar para Tóquio. Mas isso foi precisamente o momento mais citado sua carreira, aquele disco de 1958 com o pioneiro do violão de João Gilberto, que também se tornou o mais provável apagá-la da própria história que ela ajudou a começar.
À medida que o nome dele crescia, o dela ficou, aos poucos, restrito a as páginas dos dicionários especializados e arquivos institucionais, longe de o reconhecimento popular mais amplo de que o mesmo género que ela ajudou a lançar eventualmente conquistado em todo o mundo. O a alcunha de “O Divino” nasceu do consenso entre músicos e críticos em relação à sua autoridade interpretativa.
Uma autoridade construída não sobre um único género, mas na capacidade de emprestar identidade para os compositores inteiramente diferentes gerações, desde Pixinguinha e Ary Barroso para Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho, décadas mais tarde. Não foi por acaso que ela recebeu outros apelidos ao longo da sua carreira como “The Sweet One”, “The Magnificent”, e “The Moonlit One”, cada um captando um faceta diferente de um intérprete difícil resumir com um único rótulo, bem como o seu papel na história da bossa nova resistiria a qualquer
simplificação décadas depois. Talvez este é, no final do dia, o mais preciso ironia em relação a Elisete Cardoso. Ela ajudou a abrir a porta a um novo som que todo o Brasil aprenderia a Adorei e passei boa parte do décadas seguintes a observar o mundo lembre-se daqueles que passaram por isso porta atrás dela e esquecer quem segurou o porta aberta. M.