Aos 60 anos, CELLY CAMPELLO e o SACRIFÍCIO de LARGAR a FAMA pra ser MÃE – H
No dia 7 de maio de 1962, a igreja do Sagrado Coração de Jesus em São Paulo, não cabia mais gente. Milhares de fãs cercaram as portas. Os fotógrafos disputavam cada imagem. Lá dentro, Agnaldo Raiol cantava a Ave Maria e uma rapariga de 20 anos dizia assim: “No altar, e do lado de fora, no meio daquela multidão, lavrava uma pergunta que ninguém ali sabia responder.
Por que razão a maior estrela da música jovem do Brasil estava a casar para deixar tudo para trás? Porque esta rapariga não era uma cantora qualquer. Ela tinha vendido mais de 100.000 1 cópias de um único disco. Numa altura em que isso era coisa de outro mundo. Ela tinha o próprio programa na televisão antes dos 20 anos. Tinha sido coroada com faixa e coroa de verdade a rainha do rock brasileiro.
Celicampello foi a mulher que abriu a porta por onde ia entrar uma geração inteira. Mas naquele altar, no ponto mais alto da sua vida, Cell escolheu descer do palco. E poucos anos depois, quando o maior programa de música juvenil da história da televisão brasileira foi finalmente ao ar, a cadeira, que podia ter sido dela estava ocupada por outra mulher.
Esta é a história de como a primeira rainha do rock brasileiro largou tudo quando tinha o mundo nas mãos. de como ela desapareceu, não uma, mas duas vezes, e de por durante décadas o país que ela ajudou a transformar quase esqueceu-se do nome dela. Célia Benelli Campello nasceu em São Paulo no dia 18 de junho de 1942, mas ela só tinha uns dias de vida quando a família mudou-se para Taubaté, no interior de São Paulo.
E foi ali, longe das luzes da capital que a menina que ia tornar rainha começou a cantar. Desde muito cedo, a casa dos Campelo respirava música. Cell estudou piano, estudou guitarra, estudou ballet e com apenas 6 anos de idade ela já subia para cantar na rádio Ccique, a rádio da cidade. Pensa numa criança de 6 anos com aquela voz fininha diante de um microfone daqueles antigos de metal.
Aos 12 anos, uma menina que mal tinha saído da infância já tinha o seu próprio programa na rádio. Do lado dela, quase sempre, estava o irmão mais velho, Tony Campello. Foi com o Tony que ela entrou pela primeira vez num estúdio real no dia 11 de abril de 1958 para gravar o primeiro disco pela gravadora Orian.
Ele cantava de um lado, ela cantava do outro, uma canção chamada Belo Rapaz. eram dois irmãos do interior tentando a sua sorte a um ritmo novo, esquisito, que vinha lá dos Estados Unidos e que quase ninguém no Brasil levava a sério ainda. Até que veio a canção que mudou tudo. No dia 24 de fevereiro de 1959, Cel entrou em estúdio para gravar Estúpido Cupido.
Era a versão em português feita por Fred George de um sucesso mundial que a americana Connie Francis tinha rebentado no ano anterior. E na voz doce daquela adolescente, a música tornou-se um terramoto. Estúpido Cupido vendeu mais de 100.000 exemplares. Alguns registos da época falam em cerca de 120.000. Para que tenha uma ideia do tamanho daquilo, num Brasil em que ter uma gira-discos em casa ainda era luxo, aquilo era um fenómeno absoluto.
A música tomou conta das rádios, das festas, das rodas de jovens que finalmente tinham encontraram um som que era a cara deles e não parou no disco. O sucesso virou produto. A fábrica de brinquedos Straw lançou uma boneca com o seu nome, a boneca Sally. A Lacta lançou um chocolate chamado Cupido. A Sallyy foi fotografada ao lado de Brand Lee, uma das grandes estrelas americanas do momento.
Chegou a conhecer o próprio Neil Sedaka, o autor da música original quando passou pelo Brasil. Em muito poucos meses, uma menina de Taubaté tinha-se tornado o assunto nacional e até internacional. E há uma coisa nesta história que muita gente não se dá conta. Cell Campello foi a primeira artista brasileira a vender rock de verdade neste país.
Antes dela, o rock era coisa de gringo, música estrangeira que tocava de longe. Depois dela, o rock passou a ter sotaque brasileiro, passou a ser nosso. Ela não foi apenas mais uma cantora de sucesso. Foi a fundadora de um novo jeito do Brasil, ouvir música. O irmão Tony sempre contou que foi ele que insistiu, que empurrou para ela gravar aquela versão.

E a A própria Celly, anos mais tarde, reconheceu com humildade que uma boa parte da sua carreira nasceu precisamente do impulso do irmão. Guarda esse pormenor porque ele vai explicar lá muita coisa na frente. No início de 1962, a revista do rock organizou uma votação nacional para eleger os reis do rock brasileiro. Foram quase 40.000 votos.
Is Cell Campelo foi coroada de faixa e coroa, a raí do rock, ao lado do rei da vez, Sérgio Murilo, a menina da rádio de Taubatéi, era agora oficialmente com direito à manchete e à fotografia, a rainha. Só que quanto mais alto ela subia, mais claro ficava dentro dela que aquele nunca tinha sido o único sonho da vida dela.
Antes da história continuar, um pedido rápido. Se cresceu ouvindo estas canções ou se conhece alguém que viveu essa época, inscreve-se aqui no canal. É assim com pessoas como você que nós mantemos viva a memória destes artistas que marcaram a vida da nossa família. E para quem quiser ir mais fundo, existe o círculo por detrás da fama.
Por menos do que um café por mês, entra nos bastidores, ajuda a escolher os próximos nomes e faz parte de quem sustenta esse trabalho. Agora, deixa-me dizer-te o que Cello. Para compreender o tamanho do que Cell largou, precisamos de olhar direito pro que ela era no início dos anos 60. Porque ela não estava só no topo, ela era o topo.
Depois de estúpido cupido, vieram outros sucessos, um atrás do outro, sem dar tempo ao público respirar. Lainus cor-de-rosa. Ainda em 1959 e em 1960, aquela que é talvez a mais lembrada de todas. Banho de lua. No mesmo ano saiu bom rebento, uma música que colou de tal maneira no público que se tornou apelido.
A partir dali, todo o Brasil passou a chamar a Cell o bruto mais jurídico do país. Ela tinha apenas 17, 18 anos e era já um vocabulário ambulante, uma menina que ditava o jeito da juventude falar, vestir e sonhar, mas o alcance dela ia muito para além dos discos. Ainda em 1959, Sally e Tony ganharam o seu próprio programa na TV Record.
O Sally e o Tony em Hiffi, que depois se transformou em Crush em Hiffi, ia ao ar às terças-feiras à noite, às 7 da noite, sob a direção de Nelson Duarte. E muita gente que estudou aquele período considera este um dos primeiros programas da televisão de São Paulo feito inteiramente para esta juventude que estava a nascer, um dos primeiros a colocar o rock dentro da casa das pessoas.
E pelo ecrã daquele programa passou toda uma geração antes de ela tornar-se geração Demétrio, Ronnie Cord, Sérgio Murilo, o grupo The Jordans, nomes que iam construir o rock brasileiro dali para a frente e que muitas vezes foram apresentados ao país precisamente na casa que os irmãos Campelo comandavam. Quando olha para trás, apercebe-se de uma coisa impressionante.
Toda a cena do rock nacional passou, de um modo ou de outro pela mão daquela rapariga de 20 anos. A Sally também foi pro cinema. Apareceu em filmes de Mazarope, o maior humorista popular do Brasil na época. Injat cantou Tempo para amar ao lado de Tony. No filme Zé do Periquito de 1960. apareceu num número musical chamado Gostoso mesmo é voltar a namorar com o irmão e a turma.
Disco, rádio, televisão, cinema. Não tinha um canto da cultura brasileira daquele momento em que Cell não estivesse presente. Aquele programa dos irmãos Campello seguiu no ar até ao início dos anos 60 e por ele passou a semente de tudo o que o rock brasileiro se ia tornar. Foi ali, naquelas noites de terça-feira, que uma geração inteira aprendeu que dava para fazer aquilo em português no Brasil com a nossa cara.
Junte tudo isto, o disco que vendia como água, o programa de televisão, os filmes, a coroa da revista do Rock. No início de 1962, simplesmente não existia porta fechada para Campelo. Ela tinha tudo o que uma artista poderia querer e ainda por cima, com uma vida inteira pela frente para aproveitar cada pedaço daquilo. Só que bem no centro daquele furacão de sucesso, Cell já tinha tomado uma decisão.
uma decisão que ninguém da indústria esperava, uma decisão que ia deixar os fãs, jornalistas e produtores sem compreender absolutamente nada. E essa decisão tinha nome, tinha data marcada e tinha um altar à espera. Muito antes de se tornar rainha, quando tinha ainda 14 anos e nem sonhava com estúpido cupido, Cell já namorava com um rapaz chamado José Eduardo Gomes Chacon.
Era contabilista, trabalhava na Petrobras e acompanhou de camarote, mas de longe, toda a explosão de fama da namorada. Enquanto o Brasil inteiro gritava o nome de Cell, era o rapaz da vida real, o pé no chão, o namoro de sempre. E quando ela atingiu o auge, os dois decidiram casar. O casamento no Civil foi no dia 5 de maio de 1962, numa cerimónia íntima em Taubaté.
Dois dias depois, no dia 7, veio a festa religiosa em São Paulo às 18h30, aquela mesma que abre esta história. Igreja cheia, multidão do lado de fora, Agnaldo Raiol a cantar a Avé Maria, Mário Genari, filho ao órgão. Depois os dois saíram numa lua-de-mel, que passou por Campos do Jordão, por Foz do Iguaçu, e chegou até Buenos Aires.
Uma despedida de princesa. Os jornais da época contam que a notícia da reforma caiu como uma bomba na indústria e entre os fãs. E não era para menos. Poucas semanas antes, algumas revistas ainda tranquilizavam o público, garantindo que a rapariga ia continuar a cantar depois de casada. Era o que todos queriam acreditar. Ela não continuou.
Aos 20 anos, no auge absoluto, no melhor momento que uma artista poderia sonhar, Cell Campello simplesmente parou. E aqui é onde precisamos de ter muito cuidado com esta história, porque é fácil, olhando de fora, décadas depois, querer procurar um culpado. É fácil imaginar que alguém tirou aquela mulher do palco, que alguém apagou aquela estrela, mas não foi isso que aconteceu.
E fazer justiça com a Cell é contar isto do jeito certo. Numa entrevista de 1997, o A própria Cél explicou que sempre soube que a sua carreira seria curta e que o casamento e os filhos vinham em primeiro lugar na vida dela. Segundo os relatos, o marido nunca exigiu que ela largasse nada. Quem contou depois foi a família.
Estava cansada do ritmo insano de viagens. Tinha até emagrecido demais. cria uma vida em casa, uma vida comum, uma vida que os holofotes simplesmente não a deixavam ter. E a biografia lançada em 2024 reforça exatamente esta ideia. Ser artista para sempre nunca foi o grande projeto de Cley. Boa parte daquele impulso todo, lembras-te? vinha do irmão Tony, não dela.
Assim, não teve vilão de carne e osso nesta história. Não teve um marido controlador, não teve família gananciosa. O que houve foi uma escolha, a escolha corajosa e algo solitária de uma mulher que preferiu a vida silenciosa de Campinas ao aplauso de todo o país. Anos mais tarde, quando o marido teve a hipótese de mudar de cidade por causa do trabalho, o que aproximaria os dois de Taubaté, ela foi curta e grossa.
Disse: “Adoro Campinas. Não saio de Campinas por nada”. E não saiu mesmo. O vilão desta história é outro e é muito mais difícil de ver, porque ele não tem rosto. O vilão é o esquecimento, é o preço que uma época inteira cobrava, calada. de quem tinha a coragem de sair de cena por vontade própria. E esse preço ficou dolorosamente claro do anos depois, porque em 1964, já casada, já a viver longe dos palcos, Cel recebeu a maior proposta da vida dela.
Quem contou isso anos mais tarde numa entrevista foi a própria Cell. A TV A Record estava a montar um novo programa para a juventude. Um programa que ia dominar as tardes de domingo do Brasil inteiro. A emissora tinha acabado de perder os direitos do futebol e precisava de uma atração nova, jovem, com a cara daquela geração. E eles queriam a rainha do rock ali na apresentação. S dis não de novo.
Dia 22 de agosto de 1965, este programa estreou. O seu nome era Jovem Guarda e o trio que comandou tudo e que se tornou lenda eterna da música brasileira era formado por Roberto Carlos, por Erasmo Carlos e por uma jovem cantora cheia de ternura chamada Vanderleia. A cadeira que o Record tinha oferecido a Cell ficou com a ternurinha e, enquanto a Jovem Guarda tomava conta do país, transformava Roberto Carlos no rei e fazia de Vanderleia a namoradinha do Brasil.
A mulher que tinha começado tudo aquilo estava numa casa tranquila de Campinas, a cuidar dos filhos, longe de todo o mundo. Repara na dureza silenciosa disso. Ela não perdeu o lugar. Ela abdicou dele com as próprias mãos, mas o resultado pro público lá fora acabou por ser o mesmo. Aos poucos, sem ruído, o Brasil foi esquecendo que a primeira rainha do rock tinha nome e que esse nome era Selly.
Mas Sally não desapareceu de vez. E é aqui que a história dá uma volta bonita, quase de cinema. Depois de anos vivendo apenas como esposa e mãe, a música foi voltando paraa vida dela devagarzinho, sem pressas. Em 1968, ela gravou de novo um disco que marcava o primeiro retorno importante depois do sumisso.
Em 1971, veio um novo disco pela editora continental e em 1972, Cell subiu a um palco pela primeira vez em 10 anos. num festival de música em Juiz de Fora, em Minas Gerais, 10 anos longe dos palcos, e ela regressava com a mesma voz doce de sempre. Em 1974, veio mais um disco, agora pela RCA Victor, peça a peça, sem alaridos, ela ia reconstruindo um caminho de regresso.
E em 1975 aconteceram duas coisas que mostram bem quem ela ainda era. Primeiro, uma época de espectáculos numa casa de São Paulo, a discoteca igrejinha, junto a velhos companheiros como Tony, Ronnie Cord e Carlos Gonzaga, gente da mesma geração dela. E no mesmo ano, um convite de peso. foi chamada para o Hollywood Rock, um dos grandes festivais de rock do Rio de Janeiro no estádio do General Severiano.
O festival decorreu em quatro sábados seguidos, entre janeiro e fevereiro, e reuniu no total mais de 40.000 pessoas. C atuou na noite de encerramento, no dia 1 de fevereiro, ao lado de nomes como Erasmo Carlos e Raul Seixas. Imaginem a cena, a rainha dos anos 50, a mulher que tinha começado tudo dividindo o palco com a nova geração ruidosa do rock brasileiro.
Aquele festival virou até documentário chamado Ritmo alucinante e guardou para sempre aquela cédura de volta ao palco. Mas o grande reencontro do Brasil com Campelo surgiu no ano seguinte e por um caminho que ninguém esperava. A televisão outra vez. Em 1976, a Rede Globo colocou no ar uma telenovela chamada Justamente Estúpido Cupido.
A história passava-se nos saudosos anos 50 e a banda sonora trouxe de volta as músicas dessa época dourada. E adivinhem quem tinha duas canções nessa faixa? Estúpido Cupido e Banho de Lua, as duas na voz de Celly. Foi a única artista com dois temas na novela toda. De repente, uma geração que tinha crescido a ouvir aquelas músicas reencontrou-se com elas à hora do jantar, na sala de casa.
E os mais jovens, que nunca tinham ouvido falar de Sallyy, descobriram tudo aquilo pela primeira vez. A novela foi tão forte que chegou a reativar concursos de dança em festas e colégios por todo o país. E a Sally, a rapariga que tinha desaparecido havia anos, foi convidada a fazer uma participação especial na trama, aparecendo como ela própria.

Os registos da Globo recordam mesmo uma chegada rasadora dela numa das cenas. Naquele momento, Sally também gravou o material novo. Não foi só reviver o passado. Saiu um disco de regresso com canções contemporâneas, canções como Os Anistadas aos clássicos de sempre. O marido dela contou depois que naqueles meses Cell percorreu o Brasil fazendo espectáculos e nunca em toda a carreira tinha ganho tanto dinheiro.
Para que tenha noção do contraste, segundo o mesmo relato da família, os discos do primeiro auge, lá nos anos 50 costumavam vender algo em volta de 25, 30.000 exemplares. No embalo da novela, os números explodiram para outro patamar. A primeira rainha do rock estava de volta e desta vez a colher o que não tinha colhido lá atrás.
E teve um pormenor desta volta que diz mais do que qualquer número. Um daqueles pormenores que já não esquecemos depois de ouvir. Sally contou que os Os próprios filhos Christiani e Eduardo não costumavam andar por aí a dizer que eram filhos da cantora. Para eles, dentro de casa, a mãe era apenas a mãe, uma dona de casa comum de Campinas, até que a novela foi para o ar e com as palavras exactas dela, quando os meus filhos viram a novela, descobriram que o negócio foi grave.
Para um pouco para pensar nisso. Os próprios filhos a precisar de uma novela na televisão para compreender verdadeiramente o tamanho de quem era a mãe deles. É a prova mais delicada e mais comovente de como Celly tinha escondido bem dentro daquela casa, a estrela gigantesca que um dia ela foi. Ela guardou a coroa numa gaveta e viveu como gente. Só que uma novela tem um fim.
E quando os últimos capítulos passaram, no início de 1977, as luzes apagaram-se mais uma vez. E desta vez quase para sempre. Depois da novela, Cel voltou a Campinas para a vida simples que ela própria tinha escolhido. E o país de novo, foi tratando de esquecer. É importante ser justo com a história aqui, porque a verdade nunca é preto no branco.
Esse segundo silêncio não foi um apagão total. O nome de Cell continuou a surgir em colectâneas ao longo dos anos 80. Em 1987 saiu uma delas dedicada ao rock dos anos 60. Em 1990 veio outra juntando Cell, Tony e Demétrius, os nomes daquela primeira turma. Em 1993, ela gravou com o irmão Tony uma edição do programa Ensaio da TV Cultura.
Um dos poucos registos longos e cuidadosos dela, já mais madura, com a voz de sempre. Em Taubaté, a cidade onde cresceu, Sally e Tony, receberam o título de cidadãos taubateanos. E quando a imprensa lembrava-se dela, lembrava-se com respeito. Em 1996, a folha apresentava Sally como a estrela que tinha aberto o caminho ainda antes da Jovem Gu existir.
A memória dela nunca morreu por completo. Mas uma coisa é ser recordada com carinho de vez em quando numa colectânea, num programa especial. Outra coisa muito diferente é ocupar o lugar que merece na história do seu país. E esse lugar, o lugar de pioneira, de fundadora, de raiz, de tudo, o Brasil não deu a Cell enquanto ela era viva.
E houve um momento em que foi pior do que o esquecimento. Quando ela tentou voltar de vez ao longo dos anos, parte da imprensa tratou Cell quase como uma peça de museu. O biógrafo Gonzalo Jor conta que houve quem criticasse a aparência de dona de casa dela, quem chegasse a chamá-la lá de dinossaura do rock, como se aquele mulher fosse um resto empoeirado do passado e não a semente de tudo o que veio depois.
A mesma mulher que tinha aberto à estrada era tratada por vezes como se estivesse a atrapalhar o trânsito nela e ficou com uma ferida específica que doeu de perto, muito perto. A cidade de Campinas, a cidade que ela tanto amava, a cidade que ela recusava deixar, chegou a aprovar em 2001 a concessão do título de cidadã campinense para Celli.
Uma homenagem simples, mas que significava muito para ela. um reconhecimento da terra que ela escolheu como lar. Só que a entrega nunca aconteceu enquanto ela viveu. O papel foi aprovado e ficou lá. Engavetado. Numa entrevista, Cel deixou transparecer uma certa mágoa por esta homenagem que ficou só na promessa. Anos mais tarde, já depois da morte desta, o decreto ainda seria oficialmente cancelado por nunca ter saído do papel.
Entretanto, foi a vizinha Taubaté, a cidade da infância, quem abraçou a memória de Cell de verdade. A cidade transformou a lembrança da menina da rádio em orgulho local, com catálogo, exposições e até um espaço a ela dedicado dentro do museu municipal. É quase uma ironia triste. C escolheu Campinas com todo o seu coração e foi Taubaté quem mais guardou o seu nome.
Agora pensa na dureza desta história toda. Junta a mulher que ajudou a inventar uma nova maneira de o Brasil ouvir música. A mulher que, sem querer, abriu a porta a Roberto Carlos, para Vanderleia, para toda a Jovem Guio depois. Esta mulher passou os últimos anos numa casa sossegada de Campinas, assistindo de longe ao movimento que ela ajudou a nascer a tornar-se património nacional.
Homenageado, celebrado, cultuado num programa de televisão, em livro, em documentário, tudo menos ela. Ela tinha acendido o pavio lá atrás e ficou de longe, quietinha, na sala de casa, a ver o fogo que ela começou a iluminar o nome de todos, menos o dela. E foi bem nesta quietude de Campinas que a última e mais difícil batalha da vida dela começou.
Em 1996, Cy foi diagnosticada com um cancro do mama. Ela enfrentou-o de frente, fez cirurgia, fez quimioterapia e depois de todo o tratamento foi considerada curada pelos médicos. Durante algum tempo, pareceu que ela tinha ganho essa também, com a mesma descrição de sempre. Mas em 1998 a doença voltou e voltou mais forte.
Desta vez atingiu uma costela e a pleura, ela passou por uma segunda cirurgia, chegou a ter uma costela afastada, encarou de novo a quimioterapia, toda aquela dureza. Com o tempo, o cancro chegou ao pulmão e ela seguiu ali lutando, longe dos jornais, longe das câmaras, do mesmo modo reservado com que sempre tocou a vida.
No dia 20 de Fevereiro de 2003, Cy foi internada no Hospital Samaritano em Campinas, já com o cancro avançado e ainda com complicações da diabetes e uma pneumonia. E no dia 4 de Março de 2003, discretamente longe dos holoes que um dia disputaram a imagem dela à porta de uma igreja lotada, Cell Campelo morreu.
Ela tinha 60 anos. A primeira rainha do rock brasileiro se foi do mesmo modo que escolheu viver a maior parte da sua vida. em silêncio, sem espetáculo, sem multidão à porta, só a família e a cidade que ela amava. Quando a notícia da morte se espalhou, os jornais disseram finalmente em letras grandes, aquilo que tinham demorado tanto tempo a reconhecer, que ali tinha partido uma pioneira, a precursora, a primeira grande estrela do rock nacional.
Até Gilberto Gil, uma das maiores vozes da música brasileira, veio a público lembrar a importância que Cell teve. Foi preciso ela despedir-se para que o país inteiro parasse por um instante para medir o tamanho do que ela tinha sido. Mas sabe uma coisa? Esta não é bem a última cena deste história, porque com o tempo o Brasil começou, finalmente, a fazer as pazes com os memória de Celly.
A cidade de Campinas, a cidade que ela amou até ao fim, deu o nome dela a uma praça. Ainda em 2003, poucas semanas depois da morte, Taubate transformou a memória da menina do rádio em parte da identidade da própria cidade, com espaços e homenagens que continuam vivos até hoje. E em 2024, os jornalistas Gonçalo Júnior e Dimas Oliveira Júnior lançaram uma biografia de 500 páginas, fruto de 6 anos de pesquisa, com um título que diz tudo sobre o que ela foi. Rapariga fenomenal.
O livro tinha uma missão clara, quase uma reparação histórica. Devolver a Célula Campelo o lugar de pioneira que a Memória Popular tinha deixado de lado durante demasiado tempo. Foi como se quatro décadas depois alguém tivesse finalmente escrito em 500 páginas o crédito que ninguém lho deu em vida.
Antes disso, um documentário sobre os irmãos já tinha recolheu depoimentos de quem conviveu com ela. Gente como Vanderleia, como o compositor Renato Teixeira, como Agnaldo Rol, o mesmo que cantou no casamento dela lá em 1962. E claro, tal como o irmão Tony, que segundo as mais recentes referências públicas, continua vivo, hoje com 90 anos, guardando como ninguém a história da irmã, que ele o mesmo ajudou a empurrar para a fama.
A história de Celly também se transformou em filme, uma cinebiografia lançada anos depois com a consultoria do próprio Tony. E as canções dela, aquelas mesmas que a menina de Taubaté gravou lá atrás, continuam hoje disponíveis a um toque de distância para qualquer pessoa que queira escutar como soava o início de tudo.
Décadas mais tarde, livros, filmes e ficheiros foram devolvendo a Cell aquilo que a fama lhe tinha tirado. Não o palco que ela não quis, não o aplauso do de que ela abdicou, mas o crédito, o reconhecimento simples e justo de que antes de todos, foi uma menina de Taubaté quem ligou a chave, quem cantou o primeiro grande rock deste país. E se chegou até aqui e sentiu vontade de compreender melhor este mundo que ela abriu, a saga continua aqui no canal.
A história de Vanderleia, a rapariga que ocupou aquela cadeira na Jovem Guarda, é uma das mais emocionantes que já contou por aqui. Tem também a história de Erasmo Carlos, o parceiro inseparável de Roberto, e é do próprio Roberto Carlos, o rei que nasceu dessa mesma porta que Cell escancarou primeiro. Está tudo reunido na nossa saga da Jovem Guarda.
No final de contas, aquela cadeira vazia no palco da Jovem Guarda é talvez o símbolo mais belo da vida inteira de Campelo, porque ela nunca esteve de verdade vazia. Ela era uma porta, uma porta que uma menina de 20 anos abriu com as suas próprias mãos e depois atravessou sozinha na direção contrária de todos, rumo a uma vida simples que era só dela e de mais ninguém.
O Brasil demorou décadas a compreender essa escolha. Mas talvez a lição de Cell seja precisamente essa, que existe uma coragem silenciosa e rara em saber a hora de sair de cena, mesmo quando o mundo inteiro está de pé, batendo palmas, pedindo-lhe para ficar. E se quer conhecer agora a mulher que se sentou naquela cadeira e virou lenda, a ternurinha do Brasil, o próximo capítulo desta saga já está à sua espera aqui no ecrã.
A história de Vanderleia começa agora.