O Enigma da Fortuna de Barros de Alencar: O Rei do Brega que Dominou o Brasil e Partiu em Silêncio
Imagine uma típica manhã de sábado nas décadas passadas. A casa ainda se encontra num estado de alegre desarrumação, o aroma inconfundível de café fresco acabado de fazer sobe da cozinha, espalhando-se pelos corredores, e a televisão está sintonizada no canal Record. De repente, uma voz magnética, profunda e inconfundível toma conta da sala inteira, ecoando pelas paredes: “Alô, mulheres, segurem-se nas cadeiras! Alô, marmanjos, não façam besteira! Alô, Vassourinha, eh, atenção! Alô, menininha, segurem-se nas cadeiras!” O auditório entrava em completo delírio, vindo abaixo com aplausos ensurdecedores e gritos de entusiasmo. Lá estava ele, o dono absoluto daquele palco, impecavelmente vestido com o seu fato elegante: Barros de Alencar.

Pode ser que, com o impiedoso passar do tempo e as inevitáveis voltas que a vida dá, o seu nome tenha escapado um pouco da memória imediata. Acontece, e não há qualquer problema nisso. Contudo, a sua voz… essa voz é algo que absolutamente ninguém esquece. Era exatamente a mesma voz aveludada que cantava “Emanuela” no rádio do carro durante aquelas longas viagens de domingo rumo ao interior, com a família inteira amontoada no banco de trás, a tentar acompanhar o refrão sem sequer saber a letra em condições. Era a mesma voz que entoava “Quero beijar-te as mãos” a tocar baixinho no salão do clube local quando o baile já caminhava para o seu fim. As luzes diminuíam e os casais juntavam-se no centro da pista para dançar bem devagar, perdidos no romantismo reconfortante daquele momento.
Durante muito tempo, este foi o homem que, com o seu carisma inigualável, carregou o peso de uma das maiores estações televisivas do país nas costas. Com auditórios sempre lotados, audiências astronómicas e uma legião de fãs que parava tudo aos sábados apenas para o ver, Barros de Alencar atingiu um patamar de sucesso que poucos artistas sequer ousam sonhar. É, portanto, natural que uma pergunta pertinente se levante: um indivíduo com este nível de fama colossal, com tantos anos ininterruptos de glória no pequeno ecrã e na rádio, o que terá deixado para trás quando finalmente partiu deste mundo? A lógica dita que a sua herança deveria incluir mansões luxuosas, contas bancárias recheadas, automóveis deslumbrantes e uma fortuna incalculável, pronta para ser dividida entre os familiares. Foi exatamente isso que muitos investigadores, jornalistas e curiosos pensaram quando ele faleceu em 2017. No entanto, o que acabaram por descobrir é um mistério avassalador que desafia toda a compreensão de quem vive num mundo movido pelo capital.
Para compreender a magnitude absoluta deste enigma, precisamos de recuar no tempo, viajar para bem longe dos holofotes efervescentes de São Paulo e mergulhar no coração árido do sertão da Paraíba. O ano era 1932, e numa pequena e remota localidade chamada Uiraúna, onde o calor seco rachava a terra impiedosamente e a chuva era apenas um assunto de rezas desesperadas, nascia um menino chamado Cristóvão Barros de Alencar. Aquela cidade, encurralada no meio do nada e esquecida pelos grandes mapas da nação, ostentava um orgulho muito peculiar e engraçado: dizia-se por lá que a terra só sabia produzir duas coisas de qualidade na vida, padres e músicos. A profecia haveria de se cumprir.
O mundo daquele pequeno rapaz era modesto e contido. Lá fora, imperava a aspereza e o isolamento do sertão; dentro de casa, os poucos recursos e as dificuldades normais daquela época agreste. Contudo, existia um objeto mágico, quase místico, que possuía o poder milagroso de alterar toda a realidade à sua volta: o rádio. Naquele tempo longínquo, o rádio não era um mero aparelho eletrónico pousado de forma decorativa sobre um móvel rústico; era uma autêntica janela aberta de par em par para o infinito. Era através daquela caixa de madeira e válvulas brilhantes que o mundo inteiro invadia uma humilde casa. As notícias das grandes capitais, a música vibrante, as radionovelas repletas de paixão, os jogos de futebol intensamente narrados — tudo chegava por ali. A família inteira reunia-se em redor daquele pequeno recetor ao final da tarde, hipnotizada, como quem se junta em torno de uma fogueira sagrada para ouvir os anciãos da tribo. Podemos facilmente imaginar o menino Cristóvão, sentado no chão de terra batida, com o ouvido encostado à grelha metálica, a escutar aquelas vozes magníficas e a questionar-se intimamente: “Como é que um ser humano consegue ir tão longe e tocar na alma de tantas pessoas apenas falando?”
É absolutamente fascinante constatar que quase nada restou registado em papel ou imagem sobre a infância deste homem. Não há grandes certezas históricas sobre como era a estrutura da sua casa, do que a família efetivamente vivia, se passava fome ou se enfrentava apenas privações comuns, nem sequer se existem fotografias dos seus primeiros anos. Os livros e as biografias oficiais parecem começar a contar a sua odisseia apenas quando ele já era adulto e se encontrava no ativo, deixando a sua meninice esquecida nas brumas do tempo. Este detalhe, aparentemente insignificante — o de não deixar rasto das suas origens ou da sua juventude humilde —, viria a revelar-se, ironicamente, como o maior e mais poético prenúncio do desfecho final da sua extraordinária trajetória na terra.

Aquele rapazola cresceu e, alimentado febrilmente pelo sonho de dominar as ondas sonoras, lançou-se à aventura. O seu primeiro trabalho verdadeiramente estruturado surgiu na Rádio Borborema, na cidade de Campina Grande. Foi ali, naquele ambiente modesto mas vibrante, que Cristóvão teve a epifania de que a sua voz, invulgarmente grave, macia e capaz de preencher qualquer espaço vazio, não tinha sido desenhada pelo universo para ficar guardada no sertão. Ela tinha nascido para trabalhar e viajar. Mas a cidade rapidamente se revelou apertada para a dimensão colossal das suas ambições. Com as malas humildes feitas e a coragem daqueles que deixam a poeira que conheciam para trás, ele iniciou uma verdadeira e dura peregrinação pelas variadas emissoras do Brasil. Da sua Paraíba foi para o Recife, do Recife seguiu a rota costeira para Natal e, não satisfeito, desceu vertiginosamente o mapa até aterrar em Belo Horizonte. Estava a construir o seu nome e a forjar a sua lenda, degrau a degrau, conquistando públicos novos a cada paragem, até atingir o derradeiro destino, o Olimpo sonhado por qualquer estrela de rádio da época: São Paulo.
No início da década de 1960, a metrópole paulista era o centro nevrálgico absoluto de um império radiofónico sem precedentes, ferozmente liderado pelo magnata Assis Chateaubriand, conhecido no meio simplesmente por “Chatô”. Trabalhar para os célebres “Diários Associados”, o todo-poderoso grupo deste empresário visionário, era o equivalente a conquistar o topo do mundo profissional. E Barros de Alencar não apenas assegurou o seu lugar nessa liga de elite, como a dominou de forma esmagadora. Na conceituada Rádio Cultura, apresentou programas de imenso sucesso, como aquele cujo nome explicava toda a sua essência democrática: “É Só Pedir”. Na lendária Rádio Tupi, uma das estações mais ouvidas e influentes de toda a nação, assumiu com mestria o comando da “Revista Musical Brasileira”. Era ele a voz fulgurante que introduzia nos lares do país os ídolos estrondosos e rebeldes do fenómeno Jovem Guarda, como Roberto Carlos e o seu inseparável parceiro Erasmo. O seu talento inato na comunicação, a capacidade de sorrir através das ondas hertzianas e de criar intimidade à distância, rendeu-lhe galardões altamente cobiçados pela indústria, como o Prémio Roquette Pinto e o imponente Troféu Paulista da Revista do Rádio. O jovem desconhecido e de origens rurais transformar-se-ia, definitivamente, numa autêntica lenda da locução brasileira.
No entanto, anunciar, de forma exímia, a arte e as melodias brilhantes de outros artistas começou a tornar-se insuficiente para a sua alma irrequieta. O estúdio fervilhava com uma energia arrebatadora que ele próprio sentia que desejava protagonizar, em vez de se limitar a servir de veículo. Uma questão persistente martelava-lhe os pensamentos: “E se em vez de anunciar as músicas que emocionam as massas, for a minha voz a cantá-las?” Em 1966, Barros decidiu dar o salto audaz, arriscado e glorioso que mudaria irrevogavelmente a sua vida. Deixou de ser apenas a entidade que anunciava e passou a ser o coração que cantava e sangrava ao microfone. Lançou o seu primeiro disco através de um compacto pela editora Chantecler, mas foi na luminosa e vibrante década de 1970 que alcançou o estrelato máximo através da prestigiada RCA Victor. Barros possuía um estilo que era intrinsecamente e exclusivamente seu, uma marca registada inimitável no panorama musical. Exatamente a meio de uma canção carregada de ritmo, a música simplesmente abrandava e ele, munido do seu talento de locutor dramático, começava a declamar. O seu tom assemelhava-se a um sussurro intimista, como se estivesse a partilhar um segredo doloroso ou uma declaração ardente diretamente ao ouvido de quem o ouvia. Aquele romantismo excessivo, derramado, completamente livre das amarras do cinismo e sem qualquer pingo de vergonha de ser rotulado de intenso — o verdadeiro espírito da cultura musical “brega” e genuína —, derretia inapelavelmente os corações dos ouvintes de norte a sul do território brasileiro. As suas baladas arrebatadoras não eram de forma alguma feitas para os críticos musicais exigentes aplaudirem, mas sim concebidas para o povo comum, o cidadão trabalhador, sentir até à medula dos ossos.
Obras imortais como “Meu Amor” (muitas vezes referida pelos fãs como “Mônia”), a emotiva “Quem É” e o épico dilacerante “Prometemos não chorar” eram a banda sonora obrigatória da sociedade de então. Estas canções ecoavam com força nos rudimentares rádios a pilhas equilibrados de forma precária em cima dos frigoríficos durante o confuso mas feliz almoço de domingo em família. Rodavam incessantemente nas antigas grafonolas de madeira trabalhada que constituíam, orgulhosamente, a peça central das salas de estar sempre que chegava uma visita especial. Quantas histórias de amor épicas, quantos namoros impossíveis e casamentos duradouros não nasceram timidamente de um olhar cruzado ao som das suas melodias, num salão poeirento de província onde a magia acontecia sob luzes baças e misteriosas?
E, no entanto, apesar da grandeza desta carreira musical avassaladora, os palcos ainda eram apenas o ensaio geral para a sua verdadeira e absoluta explosão mediática. Estávamos em 1982 e a força imparável da televisão entrou na sua vida de forma arrasadora. O “Programa Barros de Alencar”, devotamente transmitido aos sábados pelas onze da manhã na estação Record, operou um milagre televisivo ímpar: transformou um horário até então considerado pela direção como “morto” e desinteressante num autêntico e fervilhante ponto de encontro de milhões de lares. A energia visual daquela época transbordava desenfreadamente do ecrã para as salas de estar. O inesquecível e folclórico palhaço Vassourinha garantia a alegria inocente das crianças, enquanto o grandioso corpo de bailarinas encantava o público mais velho. Os concursos de talentos, de onde emergiu um fenómeno inesperado como “Mik Jaca” (a hilariante Lúcia Santos, a jovem que imitava Michael Jackson com um brilhantismo hipnotizante), colavam as famílias ao sofá. O programa não só conquistou a liderança, como foi, durante um período considerável, a maior audiência absoluta de toda a gigantesca emissora. Ele alcançara o Everest mediático; era o mestre de cerimónias de toda uma nação.
Mas todos sabem que o topo da montanha é, por excelência, o lugar mais solitário e exposto às tempestades da vida. Quando os holofotes do estúdio brilham com uma intensidade ofuscante e o eco dos aplausos abafa qualquer outro som, torna-se muito difícil vislumbrar as escuras nuvens de tempestade que se começam a formar no horizonte. A ironia perversa e macabra que o destino lhe reservara começaria a desenhar-se nitidamente a partir de 1986, quando, impulsionado por reestruturações corporativas associadas à saída de Silvio Santos da sociedade do canal, o seu lendário programa foi abruptamente retirado do ar. Sendo um homem de combate, Barros de Alencar não baixou as armas. Refugiou-se no rádio, o seu berço e a sua casa primordial, passando por estações menores e regressando progressivamente aos bastidores das grandes metrópoles. Continuou firme ao lado de grandes companheiros, como o fiel radialista Kaká Siqueira, provando que a paixão era mais forte que os reveses profissionais. Contudo, o inimigo que o iria finalmente derrotar não viria das direções executivas de televisão, mas de dentro do seu próprio corpo. A sua voz, a sua prodigiosa e valiosa ferramenta, o instrumento quase sagrado que o arrancara das garras invisíveis da pobreza sertaneja e o elevara à dimensão de realeza televisiva, começou a traí-lo. O diagnóstico de um feroz cancro na garganta iniciou o seu longo e impiedoso trabalho de destruição.
A extrema crueldade desta doença avassaladora parece ter sido desenhada de propósito para lhe roubar não só a saúde, mas a identidade. O ilustre artista que conquistou multidões, que comoveu uma nação e que baseou todo o seu sustento no milagre do som produzido pelas suas cordas vocais, estava a ser sádica e lentamente mergulhado nas profundezas de um doloroso silêncio. Aos poucos, aquela presença enérgica e monumental foi-se desvanecendo dos microfones e do imaginário popular. No seio destas sombras emergiram relatos amargos — não totalmente confirmados de forma oficial, mas amplamente partilhados e discutidos na esfera pública regional — de que Barros de Alencar teria passado os seus derradeiros anos atirado ao mais vil dos abandonos, enfrentando graves e dramáticas dificuldades financeiras e caminhando por ruas de solidão em São Paulo. Por outro lado, existem testemunhos que rebatem com indignação esta teoria, garantindo que ele esteve sempre resguardado e amparado pelos amigos da época áurea da rádio, os únicos que nunca lhe viraram as costas. Esta dualidade nebulosa sobre o seu ocaso faz parte do mito complexo que se formou em redor do seu nome. A única certeza, crua e dura, é que aquela voz gigante foi engolida, silenciada pela doença, até que, numa fria e esquecida madrugada de 5 de junho de 2017, aos 84 anos de idade, num quarto anónimo de um hospital na Mooca e com o coração absolutamente cansado do longo espetáculo da existência, o inesquecível Rei do Brega deu o seu último e definitivo suspiro.
O seu sepultamento esteve a quilómetros de distância do fogo-de-artifício mediático que lhe havia caracterizado a vida e a obra. A cerimónia fúnebre foi pautada por uma discrição tão imensa que chegou a ser constrangedora, desenrolando-se num silencioso cemitério em Guarulhos. A fúnebre notícia não foi divulgada através dos grandes serviços noticiosos ou por agentes conceituados, mas sim através de uma modesta e caseira publicação no Facebook, escrita por uma enigmática familiar identificada apenas como Virgínia Barros, cuja verdadeira relação biológica ou grau de parentesco exato com a estrela (irmã? filha?) permaneceu num espantoso mistério perante os perplexos profissionais de comunicação. Com os pêsames dados e as flores pousadas sobre a terra húmida, uma questão inevitável começou a invadir as redações e as mentes do grande público: Afinal de contas, o que é feito da monumental e incalculável fortuna multimilionária deixada para trás por Barros de Alencar?
Uma horda faminta de jornalistas e curiosos lançou-se numa desenfreada e minuciosa busca pelos bens imobiliários e patrimoniais daquele que fora, durante tanto tempo, a estrela incontestável do país. Reviraram processos judiciais e conservatórias numa tentativa ávida de encontrar luxuosas propriedades espalhadas pelo vasto território brasileiro, mas rapidamente constataram, com enorme estupefação, que não existia uma única moradia ostentosa registada em seu nome. Perscrutaram arquivos fiscais atrás da valiosa frota de automóveis importados, símbolo inquestionável de qualquer estrela de sucesso do seu calibre na época, mas o asfalto das evidências encontrava-se totalmente vazio de veículos. Vasculharam registos de contas bancárias, aguardaram pela leitura pública de testamentos surpreendentes e acompanharam os movimentos dos tribunais com a expectativa de vislumbrar a típica, previsível e escandalosa guerra judicial por heranças milionárias entre parentes afastados. E qual foi o assombroso resultado de todo este furor investigativo? Absolutamente nada. O vazio. A estaca zero de um património puramente inexistente e evaporado como se jamais houvesse existido na dimensão física.

O homem imenso, cuja garganta de oiro cativou a classe operária aos fins de semana, o ídolo incontestável que lotou recintos de espetáculos, o génio humilde que vendia dezenas de milhares de discos a rodar implacavelmente nos escaparates, simplesmente não deixou para trás um único documento, chave, ou centavo capaz de comprovar o seu imensurável sucesso em vida. A vida, na sua crueldade cósmica e assombrosamente simétrica, tratou de fechar perfeitamente o arco. Tal como emergiu sem rasto fotográfico nem memória arquivística do isolado e calcinante sertão, abandonou também este mundo terreno completamente despido de títulos e propriedades materiais, como um fantasma que regressa pacificamente à neblina noturna.
Este monumental e inesperado vazio imobiliário e financeiro obriga-nos a uma séria, melancólica e bela ponderação sobre a própria natureza da riqueza humana. Se toda aquela trajetória não se traduziu na acumulação egoísta de capitais em cofres escuros de instituições de crédito, o que é que o Rei do Brega efetivamente nos legou? Estaríamos nós tão formatados pelas fúteis métricas do dinheiro capitalista que nos esquecemos de procurar a verdadeira fortuna de Barros de Alencar no local apropriado? A realidade, magnífica e poética, é que o inventário de Cristóvão não dependia de processos judiciais estéreis; encontrava-se plenamente disponível à distância de um mero clique. Hoje, em qualquer parte do globo, os telemóveis através de variadas plataformas musicais acedem ao mais puro dos seus legados. Se pesquisarmos o seu nome, as inesquecíveis canções surgem imediatamente. As melodias estão tão frescas, prontas a ser consumidas e a evocar sentimentos ardentes como há largas décadas atrás.
O espólio gigantesco que este homem partilhou de forma igualitária com o mundo foram as emoções e os instantes suspensos no tempo. Barros de Alencar deixou aos seus fiéis ouvintes o reflexo e a memória palpável de que não estão sozinhos no doloroso ato de sentir o amor sem freios. Ele inscreveu nas veias culturais de toda a sua geração a saudade perfumada daquelas efervescentes manhãs, o orgulho de um programa feito pela perspetiva do povo e para as alegrias simples e honradas do povo, e as lembranças agridoces das madrugadas longas nos salões, onde, embalados por baladas imortais, casais apaixonados trocaram falsas promessas ou forjaram verdadeiros pactos de vida.
O estrelato, por definição empírica, é uma ilusão barulhenta, altamente tentadora mas escassamente duradoura. Os prémios acumulam pó nas estantes de vidro, as odes de admiração impressas em jornais amarelados desfazem-se ao toque da mão, e a tão adorada fama desaparece silenciosamente logo após a equipa de limpeza desligar as luzes e fechar a porta dos estúdios televisivos. Porém, o que um homem comum tem a verdadeira ousadia de gravar fundo e com paixão desmedida no espírito imortal de uma multidão — seja com o aconchego caloroso de uma velha canção partilhada no banho, com a réstia ingénua de felicidade familiar à volta de um sofá de veludo desgastado, ou no inesquecível sabor de um desgosto amoroso dançado ao som do seu sofrimento melódico — isso adquire a rara condição da total eternidade. Ao olharmos para este quadro magistral, Barros de Alencar, a eterna voz de ouro dos sábados festivos que foi devorada no silêncio angustiante das tragédias pessoais, não partiu desta encarnação na condição de um reles pedinte despojado. Se, de facto, a grande fortuna do ser humano é o afeto honesto e puro que os outros guardam dentro dos seus peitos fragilizados pela saudade e pela inexorável marcha do relógio, então podemos concluir que este extraordinário locutor sertanejo partiu da vida sem deixar a mais leve fatura pendente, provando, para espanto de quem apenas compreende e valoriza os dígitos numa folha bancária, que se foi como o mais rico e admirado de todos os homens sobre a face da terra.